terça-feira, 1 de julho de 2008

Viagens - Rasnov, Brasov, Bran e Constinesti

Servus!!! (Cumprimento usado na Transilvânia)

Depois de um longo periodo sem postar nada, resolvi dar um jeito de contar pelo menos alguma coisa do que vem acontecendo por aqui...

Nos últimos dois finais de semana resolvi dar uma de turista e conhecer um pouco do interior da Romênia.

Duas semanas atrás, alguns amigos do trabalho me convidaram para ir para o litoral, em Neptun costa do Mar Negro. Estava bastante empolgado com a idéia, mas infelizmente dois dias antes da viagem, no dia em que a Romênia foi desclassificada da EuroCopa (e eu tive que ir pra casa a pé, porque o metro já não funcionava e os taxis estavam todos indisponíveis = 6 km de caminhada, cheguei em casa aproximadamente 2:30 da manhã, o jogo acabou as 23:20) um de meus colegas que iria me dar a carona para o litoral bateu o carro e a viagem foi cancelada.

Certo de que passaria mais um fds em Bucareste resolvi relaxar e preparar minha camera para tirar umas fotos pela cidade.
No sábado pela manhã fico sabendo que alguns dos trainees estavam indo para Brasov, cidade medieval que fica na Transilvânia, terra do Drácula... ;)

Já tinha interesse em ir ate lá e estava aguardando uma oportunidade. Como sou o mestre das decisões de ultima hora, resolvi tomar um banho arrumar minhas coisas e correr pra estação de trem. Cheguei em Brasov no fim da tarde e não deu tempo de conhecer muita coisa por lá.

No dia seguinte, acordamos cedo e fomos para conhecer duas perolas da Transilvânia. Rasnov, uma cidade medieval encrustada no topo dos Cárpatos e Bran, cidade que abriga o famoso castelo do Drácula.

Pegamos o trem para Rasnov, uma pechincha, 3 lei (pouco mais de 2 reais) e 20 min. Depois nos deparamos com uma das coisas mais impressionantes que já vi na vida.
Impressionante pq a centenas de anos atrás, os caras construiram uma fortaleza no todo de uma montanha. Imagina o trabalho que deu levar todas aquelas pedras até lá em cima. Imagina o frio que aquele povo passou durante o inverno em cima daquela montanha.
Percorrendo aquelas ruinas é impossivel não imaginar tudo que se passou durante aquela epoca. Muito bacana!!! Vivenciando a história... isso sim é que deveriam ensinar nas escolas. ;)

Rasnov à distância



Dentro da fortaleza

















Depois de algumas horas em Rasnov, seguimos para Bran. Apesar de todo o glamour entorno da lenda do Drácula, o castelo não me impressionou muito. O que gostei foi das areas ao redor dele, muito verde e paisagens que fazem a imaginação novamente voltar aos tempos remotos onde Vlad Tapes (indivíduo que inspirou a lenda do Drácula)era um herói regional, conhecido pela violencia e agressividade com que tratava seus inimigos. Segundo registros históricos, Vlad empalava (para quem não sabe, empalar é o ato de espetar o sujeito com um pedaço de pau da mesma forma que se faz com uma picanha que vai pra churrasqueira. A diferença é que o diametro do pau é 20 vezes maior e ao invés de churrasqueira, o sujeito fica pendurado no jardim do Castelo Bran ao sol da Romênia até partir dessa pra "pior") seus inimigos até a morte.

Castelo Bran







Arredores do Castelo






Empolgado com as viagens e com alguns amigos em processo de despedida da experiência romena, resolvemos ir para o litoral, desta vez com a turma da AIESEC.
Fomos para Costinesti, cidade refugio dos estudantes durante os tempos do Comunismo. O governo construiu toda uma estrutura para abrigar os estudantes durante as férias e fazer sua "propaganda-lavagem-cerebral" com os coitados...
A praia é bastente tranquila, sem ondas, me lembrou até algumas praias capixabas, como Iriri e Piúma. A diferença é que a agua era limpinha e com um tom verde claro muito bonito.
Surpresas interessante:
-Tudo muito incrivelmente barato. Um chopp 400ml a 20 mts da areia da praia a menos de R$ 1,50;
-A galera frita no sol. Fiquei impressionado com o tanto que eles gostam de se bronzear;
-A água do mar negro tem pouquissimo sal. Parece com aquele soro caseiro que a gente tomava quando criança. Só que sem açucar. ;)
-Eles também comem milho verde na praia!


Já coloquei as fotos no Flickr. Algumas delas posto aqui mesmo.

Galera na praia








Prometo escrever mais vezes. Tenho que me disciplinar pra isso.

Nenhum comentário: