segunda-feira, 7 de abril de 2008

Atendendo a pedidos.... Música!!!

Como sabem sou um grande amante da boa musica... e realmente tava demorando a postar algo sobre a musica romena... foi bom a Renata ter me lembrado com a sugestão... ;-)

Então vamos ao que interessa...

Por ser um dos países localizados no caminho entre Europa e Oriente Médio, a Romênia sempre sofreu muita influencia cultural de todos os povos que tentavam ir da Europa para o OM e vice versa. Otomanos, Romanos, Indianos (ciganos), Alemães, Eslavos, Franceses, Americanos e Russos deixaram de uma forma ou de outra suas marcas por esse país... podemos ver isso em diversas coisas, desde a arquitetura, culinaria, costumes e principalmente na música.

Manele
Esse estilo de música é um dos mais populares da Romenia. É uma "mistureba" incrivel de musica cigana, turca, árabe e grega. Posso dizer que é considerado o "Sertanejo" da Romenia. Isto porque todo mundo escuta, mas ninguem assume que gosta... huahuhaua
As letras costumam não ter muita logica, cheias de erros gramaticais e com conteúdo machista, normalmente um cara falando que ele é O CARA, que tem grana, poder, pega todas as mulheres mais gatas e que todos tem inveja dele. Ou contam casos de "cornos mansos" que foram traidos por suas amadas que despedaçaram seus corações...
É muito comum você entrar no metro e ver uns camaradas meio esquisitos com o celular na mão, tocando manele... muito engraçado..



Musica Cigana
Pessoalmente não tive a oportunidade de escutar pois dizem que os ciganos são muito restritos em seus ciclos de relacionamento (o que exclui conhecer Brasileiros que não falam Romeno)... mas dizem que são excelentes musicos e que todo cigano aprende a tocar algum instrumento desde pequeno. Outro fato interessante é que eles tem uma maneira totalmente não ortodoxa de tocar... tipo com instrumentos feitos por eles mesmos e com afinação diferente do convencional.


Ciganos dançando e tocando em festival


Estilo cigano chamado "Tiganeasca" (lembra Polka)


Taraf de Haidouks (outro estilo cigano)

Musica Pop
Como em todo lugar do mundo, o estilo pop internacional (ou versões nacionalizadas de musicas americanas) não podiam deixar de ter por aqui né...
A maioria das pessoas curte Techno, House, Trance, Hip Hop, etc...

E como também não podia deixar de ser, eles também gostam do Brasil. Então escolhi uma musica que um grupo romeno fez com retoques Brasileiros (nem que seja só no clip e na tentativa de falar algumas frases em Portugues)


Tom Boxer (Fly Project - Brasil)

Não podia deixar de colocar também a inspiração do Latino para fazer a musica (posso chamar de musica?) "Festa no Apê".


O-zone Dragostae din tei

Assim que descobrir mais estilos farei um post II.

Abs

3 comentários:

Samuel Borges disse...

Salve!

Nó! Mas tb vc escolheu essa galera a dedo, hein?! Num fazem música boa por aí não?
rs

Pra falar a verdade, a ciganada eu até curti, agora o resto... é muidifícil!!!

Duas coisas importantes pra te lembrar:

- realemnte, as nossas Piriguetes são bem mais popozudas do que as daí

- e no Brasil, macacos não caminham nas ruas, rs. Afinal, covivendo com uma visão esteriotipada como a desse clipe, vc corre até o risco de se convencer do contrário, hehe.

Abração, meu caro!

Falow!

disse...

Estive um pouco distante da net no último mês, por isso não comentei antes. Adorei vir aqui e 'ler' o meu pedido! Curiosidades e senso de humor. Eu, se fosse você, levava essa história de "correspondente internacional" mais a sério! rs... Voltarei para ver, com calma, todos os vídeos. Escrevo em seguida.

Beijos.


P.S.: Um dia você me conta do jornalismo daí?

Anônimo disse...

Aprendi muito