domingo, 4 de maio de 2008

Paste Fericit!!! Feliz Pascoa!!!

Páscoa??? No final de Abril???
Pois é... A Páscoa Ortodoxa é no mínimo, bem diferente da que estamos acostumados no Brasil.
Pra começar, com o detalhe mais obvio, ela não é celebrada no mesmo período que é celebrada pelo Católicos Apostólicos Romanos. É que eles seguem o calendário Juliano (instituído por Júlio César no ano 46 antes de Cristo), que é baseado na astronomia e bem complicado de explicar. De qualquer forma a data da Pascoa sempre deve ser no Domingo que segue a lua cheia do equinócio da primavera no hemisfério norte, isto é, depois do dia 21 de Abril.
As celebrações assim como no Brasil, começam na sexta-feira santa, onde ao contrário do Brasil, não é feriado. No sábado, as pessoas limpam suas casas e reparam tudo que houver de estragado dentro da casa. É um ritual muito importante para eles. Todos acreditam que a Pascoa é época de renascer, e ter uma casa limpa e organizada é importante para o inicio de uma nova vida.
Além disso, eles começam a preparar as comidas típicas de Pascoa para a ceia que é realizada mais tarde. Eles seguem a risca as penitências da Quaresma e neste período não comem nada de origem animal, mesmo que processados industrialmente (leite, manteiga, queijo, iogurte, ovos, e tudo que contenha estes alimentos). Portanto, a ceia de Pascoa é aguardada e celebrada com ansiedade por todos.
Por ficarem tanto tempo sem comer alimentos provenientes de animais, os pratos de pascoa são carregados de ovos, carnes e leite.

Alguns exemplos:

Oua Incondeiate (Ovos Decorados)

Aqui além dos ovos de chocolate, famosos no Brasil, eles comem muitos ovos de galinha. Normalmente os ovos são pintados em diversas cores e são comidos durante 3 dias durante as refeições fazendo um ritual no mínimo engraçado, mas bastante importante para eles. Cada pessoa pega um ovo, o segura bem firme com as mãos, batendo-o no ovo de outra pessoa e dizendo "Hristos a inviat!" (Cristo Ressucitou) e a outra pessoa responde "Adevarat a inviat!" (Em verdade, ressuscitou!). Caso a casca do seu ovo quebre, você pode come-lo. Caso não quebre, você precisa bater no ovo de outra pessoa, anunciar a ressureição de cristo para esta outra pessoa. Assim é feito até que se consiga quebrar a sua casca para come-lo. O significado dos ovos segundo a tradição deles é que aqueles que realizarem o ritual desta forma, batendo os ovos uns nos outros se encontrarão no céu. Eles também acreditam, que ao bater, os ovos que se quebrem mais fácil, denotam uma pessoa mais frágil e com vida mais curta. Ainda bem que meus ovos foram bem duros e custaram a quebrar... hehe

Cozonac

É uma espécie de "Panetone" feito com nozes e normalmente em formato retangular. Assim como os demais alimentos, tem um significado em especial. Representa o sepulcro do cristo ressucitado.

Pasca

É uma espécie de bolo feito com muitos ovos e queijo. Bem gostoso, não consegui encontrar algo parecido que comemos no Brasil para descrever, mas posso dizer que apesar de não gostar muito de doces, achei esse bolo bem interessante. A tradição diz que as cascas dos ovos usados na preparação deste bolo devem ser jogadas nas aguas de um rio, de forma que as aguas levem as cascas para outros povos e anunciem a chegada da Pascoa (como disse, os ovos sinalizam a Pascoa por aqui).


Na Pascoa, todos os estudantes retornam a casa de seus pais, e é uma data muito familiar. Inclusive, para eles chega a ser mais importante que o Natal.
Por sorte fui convidado a passar a Pascoa junto da familia de um amigo daqui. Fomos eu e mais dois alemães que também estão trabalhando aqui na Romenia.
Fomos muito bem recebidos pela familia que fez questão de nos mostrar tudo sobre a cultura pascal deles.

No sabado a noite, todos vão a Igreja e levam consigo uma vela e alguns alimentos para serem abençoados. As igrejas ortodoxas normalmente tem um cemitério junto delas, e no domingo de Pascoa também é celebrado o dia de finados. Assim, a meia noite, as pessoas recebem a luz (espirito santo) através das velas e vão para os sepulcros de seus parentes falecidos para celebrar a ressureição deles e celebram ali mesmo os primeiros momentos da pascoa, comendo e rezando pelos mortos.
Após isto, todos vão para casa com a vela, levando a luz para o lar.
E dentro de casa é feita a principal celebração com muita comida e alegria.

Foi uma comemoração de pascoa muito bacana pra mim. Fiquei surpreso com o tanto que a tradição é seguida por todos, dos mais jovens aos mais velhos.

O post ta longo e vou ficando por aqui. Depois vou postar sobre a viagem que fiz pela Romenia no feriado do dia do trabalho.

La revedere!!!

Videos

Pintando os ovos


Canção de pascoa

Nenhum comentário: