sexta-feira, 26 de março de 2010

2 anos.... e o inesperado...

Fala moçada!


Mês passado comemorei 2 anos de vida na Romênia. Para quem planejou ficar por aqui somente por um ano, até que já passei bastante tempo além da conta.
Nada que eu me arrependa, muito antes pelo contrário. Foram 2 anos muito bem aproveitados que me fizeram aprender muito sobre as pessoas e sobre mim mesmo.
Conheci centenas de pessoas, Romênos, Nigerianos, Iraquianos, Camaroneses, Ingleses, Canadenses, Alemães, Jordanios, Suecos, Letônios, Poloneses, Espanhois, Portugueses, Moldovenses, Bulgaros, Turcos, Servios, Hungaros, Tchecos, Russos, Ucranianos, Georgianos, Cazacos, Gregos, Estadounidenses, Mexicanos, Costariquenhos, Suiços, Israelenses, Armênios, Macedonios, Chineses, e por ai vai... Uma verdadeira volta ao mundo sem sair da Europa.
Visitei lugares que ja conhecia, os vi com um olhar diferente, mais experiente talvez... conheci lugares novos. Fui e voltei ao Brasil 3 vezes e a Portugal 4. Aprendi tudo que eu nunca imaginei saber sobre a Romênia e a cultura do leste europeu. Sorri, temi, chorei, entristeci e vibrei.
Tive vontade de chutar o balde e voltar pra casa. Tive vontade de ter nascido com mais paciência para aguentar dar tempo ao tempo. Aprendi que não precisava ter nascido com mais paciência e sim com humildade de saber que tenho muito que aprender e que é possível inclusive aprender a ser paciente.
Aprendi a ser um pouco mais paciente. Inclusive fui paciente em um hospital Romeno e senti literalmente um frio na espinha ao saber que tenho uma hérnia de disco que me impossibilita de praticar esportes (algo inaceitavel para mim que sempre gostei de atividade física).
Descobri a fotografia. Vi que posso aprender algo somente com meu esforço, talento, leitura e prática. Aprendi e desaprendi muitas vezes, principalmente aprendi a desaprender para aprender melhor com quem a principio sabia menos que eu. Aprendi a sair do salto alto e escutar as pessoas.
Reaprendi a andar de bicicleta, depois de anos sem "tempo" para isso. Esqueci o que é assistir TV. Lembrei que a internet vicia tanto quanto a TV.
Enfim, mais do que tudo, neste 2 anos, vivi mais do que nunca havia vivido minha vida até então e descobri que nada do que eu possa a TER algum dia me trará tanta felicidade quanto VIVENCIAR e EXPERIMENTAR momentos especiais como os quais se passaram comigo nestes 2 anos.
O mais engraçado de tudo isso é que resolvi fazer este balanço justamente no momento em que descobri que minha experiência na Romênia está chegando ao final. Esta semana fiquei sabendo sobre a descisão da empresa de me transferir de volta para o Brasil. Por um lado fiquei extremamente contente. Será um grande passo na minha vida profissional. Ficarei responsável pelo Start Up da empresa no Brasil, um puta desafio e com uma alta carga de responsabilidade. Isso poderá mudar minha vida profissional pra sempre. Passarei um bom tempo viajando pelo Brasil para desenvolver o canal de vendas da empresa e isso me possibilitará uma rede de contatos gigantesca. Por outro lado, meu coração fica bastante apertado em saber que deixarei grandes amigos e pessoas que foram muito especiais para mim por aqui.
Mas como eu acredito, o mundo é muito pequeno e eu gosto de tratá-lo como meu quintal. Onde saio para relaxar e experimentar sempre que tenho um tempo livre. Um dia eu ainda volto aqui...
Amigos do Brasil já já estou de volta.... amigos da Romênia, la revedere!

21 comentários:

Marcelinho disse...

Grande Léo! Espero poder fazer das suas palavras as minhas ao final da minha experiencia aqui na Costa Rica. Ficomuito feliz por ti em relacao aos seus próximos passos e nos vemos em breve no Brasil! Grande abraco brother.

Rubia disse...

Nossa Léo, me emocionei com o seu post, parecia que estava contando também a minha história de quando fiz meu traineeship na Estônia, muitos sentimentos e aprendizados parecidos, enfim, para mim sempre foi difícil explicar para as pessoas que não tiveram este tipo de XP tudo isto, mas você o fez de forma clara e de coração aberto, parabéns, gostei muito mesmo. Boa sorte aqui no Brasil, me parece que vc tem muita história boa pela frente para viver!
Abraço,
Rúbia.

Bárbara Teles disse...

Putz, Léo, arrepiei aqui e me emocionei como há muito não faço, quando por uma leitura pela internet!

Estou vivendo mais ou menos o momento parecido. Quase que diariamente reflito sobre os aprendizados do dia e sobre como seria se fosse mais paciente. Na verdade, não saberia.

É só viver mesmo e, lá na frente, utilizar cada detalhes, para sermos melhores!

Bom retorno. Espero te ver em breve! ;)

Beijão!,
Babi

Leo Frade disse...

Galerinha, fico muito feliz que gostaram do post... quisera eu poder ter o mesmo Português que eu tinha antes de vir pra cá para poder escrever melhor... no fundo o que saiu veio do coração.
abs

Marcelo Toledo disse...

Leo,

Maravilhoso e emocionante post, fico feliz por você estar passando por tão bela e importante experiência.

Espero que esses momentos te engrandeçam cada vez mais!

Grande abraço!

Ami disse...

Leo, I am finding myself in a lot of things that you wrote. I have made 2 years in Portugal, when I came here only for 6 months :)

I can feel that everything that u wrote is coming from the heart ! Beautiful feelings described in a beautiful way.

Keep on writing !
Bjs

Jana disse...

Leo!!! Amei seu post! É tudo que eu sinto também! Vou copiar e colar no meu... hahaha (que por sinal ficou mega desatualizado). E suas foto? Babei!!!!! Depois quero um monte de dicas!!! Beijo grade! Estamos te esperando com o coração aberto e contente!
Jana

Anônimo disse...

Ola Leo , meu nome e Claudiu Dascalu sou romeno e moro no Brasil . Quando voltar pra ca se tiver saudade de conversar em romeno pode me contatar , meu e-mail e:
cdascalu81@yahoo.com
Numai bine!

Wesley Mcallister disse...

Achei esse blog por acaso, mas gostei do conteudo.


Muito manero ele hein!

Abraço,

Wesley Mcallister

http://www.vidacandanga.com

Heleno Facco disse...

Grande Leo.
Cara estou indo com dois amigos a turismo para Romênia agora dia 07 de Abril, você se importaria em nos dar umas dicas?
Se puder fico muito grato, pois estamos indo meio que sem rumo, pra aventurar mesmo...
Meu e-mail é hafjunior@hotmail.com.
No mais parabéns pelo Blog, a Romênia deve mesmo ser apaixonante.
Abraços

Anônimo disse...

Cara, não te conheço, mas essa sua experiência num país distante até do turismo brasileiro é empolgante. Muito legal que, na maior parte, vc se deu bem. Outra coisa que é emocionante são seus amigos, que devem gostar muito de vc, pois, pelos cometários, devem estar loucos para te reencontrar. Enfrentar as saudades por um objetivo maior é sinal de objetividade e sensatez. Obrigado por externar sua experiência. Boa sorte. Sempre!!!

Tawany Necchi disse...

Oi, tudo bom? Então eu vi em um site uma entrevista online com voce e dizia que voce mora/morava na Romênia,eu to pensando em ir pra Romênia pra morar e tal,ai eu gostaria de saber mais sobre o país e se é fácil conseguir emprego e etc.

Se puder entrar em contato comigo,eu agradeço de verdade.

Até!

Tawany Necchi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu Sonho desde de pequenino foi morar fora do país,.. Sempre tive isso, e tenho até hoje. Começou quando pequeno pelos EUA, depois veio em mente a Europa países como: Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Escócia, Portugal, e até mesmo a Alemanha :S,. Bom, mas a Romênia é um país que me chama atenção, não somente pelo (Drácula, sendo que me chama também muito a atenção :D). Mas, também pelo seu povo, como eu gosto de me relacionar com diferentes pessoas, diferentes ambientes, diferentes lugares..etc. A Romênia seria um prato cheio. Oh Deus! quem sabe um dia....
:D Obrigado!

@d_ariel disse...

Ola eu e minha esposa estamos querendo morar na Roménia, se você puder nos explicar como faz, eu seria grato.

@d_ariel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Leo, meu nome é Gabriel. Eu estou escrevendo um livro, em que se passa na Romênia... bom, a história vai se desenrolar, através de uma festa,mas antes eu quero ter certeza: Festas organizadas são comuns na Romênia, especificamente de Halloween?

Se não, os adolscentes romenos custumam ser "aventureiros", custumam brincar pelas áreas mais cheias de mato, tipo os campos ou pequenas florestas perto das montanhas? (não sei exatamente), me parece que a Romênia é uma região bastante montanhosa.

E mais uma: Eu andei dando uma olhada no mapa no Google e parece que o país é cheio de vilarejos nem pequenos, mas não muito grandes, estou certo?

Agradeço desde já as respostas.

Marcella Veloso disse...

POR FAVOR, por favor, Léo: entre em contato comigo? POR FAVOR!

m.v.m@live.com

Anônimo disse...

BOA TARDE, TENHO UM AMIGO QUE MORA NA ROMENIA A POUCO TEMPO, ELE É JOGADOR DE FUTEBOL E MORA EM BUCARESTE, POREM ELE NAO CONSEGUE SACAR DINHEIRO, TEM CONTA NO BRADESCO AQUI NO BRASIL, E NAO SABE COMO SACAR DINHEIRO. ALGUEM SABE ME INFORMAR COMO ELE CONSEGUE FAZER ISSO?

WaineR disse...

Olá Leo.
Tenho intenção de morar na Romênia e gostaria de algumas dicas legais de como entrar no país.
Poderia entrar em contato por gentileza?
Email: rap.wainer@hotmail.com

Está de parabéns pelo post.
Grande abraço.

Unknown disse...

Olá vc ainda esta na romenia?,