domingo, 2 de março de 2008

Curiosidades

Agora que consegui instalar internet no meu ap vai ficar mais facil postar aqui no Blog.
Hoje acordei com vontade de contar um pouco das curiosidades que venho observando por aqui.

É engraçado como no "corre corre" cotidiano muitas vezes fazemos as coisas de forma automatizada, e nem notamos simples detalhes como o comportamento das pessoas em uma mesa de restaurante. O legal de viajar e de certa forma ter de "reprogramar" o seu dia a dia é que você passa a notar essas pequenas coisas.

No meu trabalho já fiz alguns amigos e normalmente vamos almoçar juntos. Coisas interessantes que notei nos almoços:

As pessoas normalmente tem duas formas de almoçar, ou trazem sua comida de casa, ou compram num restaurante (tipo uma cantina pequena) que fica nos arredores da empresa. Algumas pessoas vão achar engraçado isso, porque no Brasil, salvo raras excessões, as pessoas tem vergonha de fazer isso, soa a coisa de "chão de fabrica" e tal. Essa é uma coisa que eu gosto na mentalidade Européia. Andando por Paris, uma cidade tida como uma das mais "Chics" do mundo, você irá encontrar pessoas tirando um sanduiche da bolsa e comendo em plena Galerie Lafayette, sem o menor remorso. Enquanto que no Brasil, piquinique é coisa brega, comer com a mão é feio e por ai vai...
Além desta coisa de levar comida de casa, outra coisa que achei muito bacana, é o desprendimento que eles tem das coisas. Todo mundo come da comida de todo mundo e tipo, não tem essas de esse é o meu prato e aqui só eu como. As pessoas pedem pra provar da sua comida sem o menor pudor e te convidam a fazer o mesmo com a comida deles. Achei isso bem bacana. Demonstra uma cultura muito menos individualista que a nossa. Espero que essa boa lembrança do comunismo permaneça.

PRIMAVERA
Como não poderia deixar de ser, a Romênia como um país que possui temperaturas mais baixas e com bastante neve no inverno, também comemora tradicionalmente a chegada da Primavera. Quando eu estava na Bélgica, achei um barato a forma com que os estudantes comemoravam a chegada da primavera na festa de "Saint Toré", uma especie de Woodstock, com muita lama, cerveja e musica tradicional belga. (Vide aqui)
Fato é que, por aqui na Romênia, o início da Primavera é sinonimo de Martisor, que o nome que eles dão ao primeiro de Março, dia em que para eles melhor simboliza a chegada da Primavera. Neste dia, os homens presenteiam as mulheres com flores e uma fitinha vermelha e branca que elas prendem no pulso ou usam como um broche na roupa em comemoração a estação das flores.

Acho que por hoje é só. Acompanhem minhas fotos no Flickr.

Abs

Pa pa (Tchau-tchau em Romêno) ;-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Nóóóó!!!!!!!!!

Lembrei-me daqueles tempos onde vc compartilhava as comidas nas praças de serviços dos shoppings da vida, se eh que vc me entende huahaua

Eh véi.. O tempo voa!!!!!!!!

Bhyduh