domingo, 5 de outubro de 2008

Alemanha - Stuttgart, Munique e o Oktoberfest

Hallo meine Freunde!!! (Olá meus amigos, em Alemão) ;)

Conforme prometido cá estou eu para relatar minha ultima viagem à Alemanha.
Haviam alguns meses que eu já estava pensando em ir para o Oktoberfest em Munique, mas infelizmente tive alguns problemas de saúde na época de planejar a viagem (descobri que tenho uma hérnia de disco na L4 e a principio precisaria operar).
Passado alguns meses, me sentindo melhor e sob a pressão de meus amigos da Alemanha que moraram aqui na Romênia no primeiro semestre, resolvi olhar os preços da passagem. Absurdo!!! 450 euros ida e volta de Bucareste para Munique. Desanimei na hora.
Mais algumas semanas de pressão, chantagem emocional e curiosidade da minha parte, é claro, resolvi verificar as passagens de novo. Surpresa!!!! Promoção relâmpago da GermanWings com passagem de Bucareste a Stuttgart com a volta só a 20 Euros. Preço total 150 Euros ida e volta. Topei na hora... ;) Afinal, além de ir para a Oktoberfest, rever meus amigos e ainda conhecer Stuttgart, o berço do automobilismo, não tem preço!

Sai de Bucareste na quarta-feira direto do trabalho para o Aeroporto e quase perco o voo na correria. Acabei me confundindo com o aeroporto que deveria ir para pegar o voo. Sorte que lembrei de verificar na hora em que o onibus estava saindo do primeiro aeroporto e deu tempo de pedir o motorista para parar. Ufa... perder voo nos 45 do segundo tempo é pala de iniciante, vamos combinar ne...

Cheguei em Stuttgart debaixo de uma leve chuva que me fez lembrar um pouco das epocas da Bélgica, quando estava morando lá. Frio e bem triste.
No dia seguinte o tempo ainda estava nublado, mas pelo menos não choveu. Fui dar uma volta pela cidade e depois conhecer os museus da Mercedes Benz e Porsche.
Fiquei impressionado com o museu da Mercedes. Muita tecnologia para mostrar uma das marcas mais famosas do mundo do automobilismo. Tudo por 8 Euros... Achei caro, mas quem ta na chuva tem q se molhar né.
O museu da Porsche não me custou nada, mas além de ser longe pra caramba, não tinha muitos carros e era bem simplezinho. Eles estão construindo um outro que será talvez maior que o da Mercedes e da BMW. Um dia volto lá pra conferir.
No outro dia resolvi dar uma volta pela universidade que fica na periferia da cidade. Fiquei encantado com o tamanho do campus. A UFMG já era enorme na minha opinião, e posso dizer que esse campus dava umas 3 UFMGs. Tudo muito novo, com muito verde e uma enorme moradia estudantil. Conselho de amigo para os que querem estudar fora. Começe a estudar alemão. Além de terem as cidades com melhor infraestrutura para morar, as universidades são fantásticas e o governo tem muitas bolsas para estrangeiros, QUE FALAM ALEMÃO... ;) Eu já passei do tempo infelizmente... fica a dica pros mais novos...
Depois da visita a universidade, voltei pro centro da cidade para encontrar meus amigos, Tobias e Tanja. Eles chegaram 1 hora atrasados e após troca de abraços fomos logo entrando no carro em direção a Munique.
Essa foi a primeira vez que viajei de carro na Alemanha e deu pra sentir a sensação de rodar por uma Autobahn. Realmente não tem limite... os carros rodam a 160-200 km/h como se estivessem a 100-120 km/h.
As estradas são de 3 ou 4 vias, o que facilita o fluxo nessa velocidade, tive bastante inveja disso... não bastasse ter uma rede ferroviaria animal, que cobre todo o pais com linhas de alta velocidade, os caras tem uma malha rodoviária de altíssimo nivel. ahhhh se no Brasil fosse assim tb...
Chegamos em Munique no fim do dia e fomos logo pro alojamento que a AIESEC de Munique preparou para os gringos que iam pra la.
Ficamos em uma escola para deficientes auditivos, num ginasio coberto. Mais uma vez a infraestrutura impecavel.
No sabado as 6 da manha acordamos para nos preparar para o Oktoberfest.... é amigo... vida de cervejeiro não é fácil. Se chegar lá depois das 8 não consegue entrar mais não.
Dito e feito. Chegamos lá por volta de 8:15... se não fossem os contatos da AIESEC para entrarmos pela entrada VIP da tenda, estarimos do lado de fora pelo resto do dia.
As 9 em ponto, já estavamos dentro da tenda tomando um gelado e saboroso Maß (caneca de vidro com 1 litro de cerveja) e com menos 8,5 Euros no bolso (vale a pena... melhor cerveja que tomei nos ultimos meses).
A festa é muito animada e começa tranquilinha, com o povo todo sentado, conversando e tirando fotos. Passados 30-40 min, a bandinha típica Bavariana começa a tocar e o povo um pouco mais altinho (depois de um litro de cerveja, já dá pra rir né) começa a subir nas cadeiras e dançar, brindar, cantar.... uma bagunça total... mas bem animado..
Passadas 4 horas, eu já havia tomado 3 Maß e comido algumas iguarias interessantes, como um pretzel fabuloso e salsichas brancas servidas com mostarda doce.
Banheiros lotados a esta altura e bastante gente chapada... Eu ainda estava bem... hehe
Depois de mais 4 horas, a galera já estava esparrando, neguinho quebrando caneca ao brindar, eu dei uma pausinha pra revitalizar (tomei cerveja com limonada, ótimo revigorante para o Oktoberfest) e depois de alguns minutos já estava pronto para mais Maßs...
Mais 4 horas e totalizando 7 Maßs, era hora de ir pra casa recuperar do prejuizo. Cheguei no alojamento quebrado, tomei um banho e capotei. Meus amigos ainda foram pra balada, mas eu realmente não tinha condições para acompanha-los (não que eu estivesse bebado... mas tava cansadasso... beber é desgastante crianças... esse esporte é bem exaustivo).
Dia seguinte acordei cedo e fui para uma sessão de fotos pela cidade, relembrar a minha ultima passagem por Munique em 2005. Interessante, não reconheci muita coisa que vi... acho que minha memoria não é mais a mesma... ;)
Fim de tarde, voltar para o aeroporto pegar meu voo para Bucareste.
Um dia eu volto lá... Recomendo para todo mundo, não só a festa, mas também as cidades. Vale muito a pena!

Feira livre em Stuttgart

Museu da Mercedes Benz

Sede da Universidade (ex-palácio real)

Área verde dentro da Universidade

Schlossplatz - Stuttgart

Munique

Marienplatz

Munique de cima

Pose de turista

Chegada do carregamento... :)

Sede do confinamento cervejístico onde fiquei 12hs

Visão interna da tenda

Mais fotos no Flickr

Unknown disse...

Oi!
Você pode me dizer se existe trem de Stuttgart para Monique?
Estou pensando em pegar um avião de Madri para lá e de lá ir para Munique de Trem.
Você sabe me dizer?Onde posso comprar oline?
Você pode me falar desse alojamento tb, tem que fazer reserva, como é?