segunda-feira, 12 de maio de 2008

Corrupção...

Olá pessoal...

Hoje resolvi escrever sobre um tema um tanto quanto conhecido por nós Brazucas...
Desde pequeno sempre ouvi a palavra corrupção, mas até alguns dias atrás nunca havia visto uma cena explicita que pudesse considerar corrupção.

Vou relatar um pouco sobre as situações que presenciei aqui e falar um pouco sobre a impressão que tenho sobre a forma que os Romenos se dão com essa palavra, que sem dúvida, eu gostaria que não existisse no dicionário.

Como disse no Post "Paste Fericit!!! Feliz Pascoa!!!", tive a primeira oportunidade de viajar pela Romênia durante o feriado de Pascoa no final do mês passado. Durante a viagem utilizei basicamente dois meios de transporte, Trem e Carro. Os Trems da Romênia se dividem em 4 categorias, Personal (Trem que para em toda e qualquer cidade que exista naquela ferrovia, foi o que peguei de Constanta, no litoral, para Bucareste, um trecho de 215km que levou 6 horas para ser percorrido), Accelerat (mais rápido um pouco que o Personal, pois só para nas médias e grandes cidades. Tem aspecto pessímo com vagões da época da segunda guerra mundial), Rapid (que de rapido só tem o nome, pois segue a mesma linha do Accelerat, para nas médias e grandes cidades, a diferença é que se você tiver sorte, poderá pegar um vagão um pouco melhor que do Accelerat... mas as chances são poucas e os vagões não são tão melhores não), Intercity (trem que peguei de Bucareste para Iasi, trecho de 400 e poucos kms e que levou 6 horas para percorre-los, só para nas principais cidades e tem vagões muito novos com tomada para ligar Notebook e tudo mais).
Mas o que os trens tem a ver com corrupção?? Bom, num primeiro momento eu nem notei que havia qualquer relação, mas depois de conversar com alguns amigos daqui, percebi que o fato que vos relatarei a seguir foi um caso clássico de corrupção.
Estava eu no trem voltando de Constanta, começei a perceber que toda hora que o trem parava, alguem chegava me perguntando se alguem estava utilizando os assentos da minha cabine (eu resolvi viajar de primeira classe, porque o trem era muito destruído, e na primeira classe os vagões são divididos por cabines com 6 lugares em cada cabine). Como haviam alguns lugares vagos, disse que estavam disponíveis. O sujeito se assentou e o fiscal veio fazer a conferência das passagens.
Como eu já havia apresentado a minha passagem, o fiscal nem olhou para o meu lado, mas quando pediu a passagem do sujeito que havia entrado na cabine por ultimo, ele mais que depressa tirou uma nota de 10 Lei (mais ou menos 7 Reais) e deu ao fiscal. Naquele momento eu imaginei que o sujeito estava comprando a passagem dentro do trem, isso era possível quando eu morava na Bélgica, dai pensei que era isso. Conversando com meus amigos, eles disseram que é super comum isso acontecer aqui. Como os trens são operados por uma estatal, os fiscais são muito corruptos e aceitam dinheiro para deixar as pessoas viajar sem passagem. Eu paguei 35 Lei pela passagem e viajei um pouco mais que o cara. Ou seja, para quem topa entrar no "esquema" a viagem sai bem mais barata.

Segundo caso... bem mais explícito... e ainda mais preocupante
Precisava registrar o contrato de aluguel da apartamento onde moro, para registrar minha residência no ministério de relações exteriores da Romênia.
Liguei para o proprietário e o mesmo disse que me buscaria em casa para irmos em um orgão público aqui, tipo a nossa Receita Federal, para assinar os documentos e registrar o contrato.
Chegando ao local, havia um pequeno mal entendido no contrato e a funcionária que nos atendeu primeiro não aceitou registrar o contrato. O proprietário começou a argumentar com a funcionária, que mesmo após muita conversa não se mostrou convencida. Não entendi exatamente naquele momento o que o proprietário tentava argumentar, mas pouco tempo depois entendi o porque do sorriso amarelo da funcionaria ao pronunciar as palavras "Nu putem..." (Não podemos).
O proprietário resolveu procurar outro funcionário para fazer o registro. Só que dessa vez, antes de mais nada, "anexou" um nota de 100 Lei (mais ou menos 75 reais) no meio dos documentos. Desta vez, ao invés de um sorriso amarelo e novo "Nu putem", escutamos um, "Vă rugăm să completaţi acest formular" (Por favor, preencha este formulário).
Fiquei abismado... não sabia como reagir... se olhava para o dinheiro, se olhava para o funcionário ou para o proprietário... ou se fingia que não estava entendendo nada.
Realmente fiquei surpreso com o grau de explicidade do ato.
Ao conversar com os romenos sobre o assunto, mais uma surpresa... A corrupção se estende a muitas outras esferas cotidianas da população e é uma triste herança comunista.
Naqueles tempos, todos deveriam ter direito as coisas de forma igualitária, o direito à poupança era muito limitado e portanto as pessoas tinham mais ou menos o menos padrão de vida. A forma de destoar desse sistema era através de propina, que poderia ser oferecida através de "dinheiro" (o que não era fácil) ou produtos concedidos pelo estado (bens duravéis, alimentos, etc).
Resultado... hoje até mesmo para ter acesso a serviços básicos como atendimento médico, os romenos precisam pagar propina aos médicos de forma que sejam atendidos com o mínimo de eficácia e excelência. Algumas pessoas me relataram, que em casos de intervenção cirurgica isto é fundamental para que o paciente seja operado de maneira correta... É como se o desempenho do médico estivesse atrelado ao montante da propina, quanto maior, melhor será o resultado da cirurgia.
Eu que já havia escutado sobre casos da corrupção Brasileira no ambito dos políticos e policiais, dei graças a Deus de não termos chegado tão longe.
Infelizmente uma pessíma herança de outros tempos...
Que o futuro possa mudar isso com o tempo.
La revedere

Nenhum comentário: