domingo, 4 de maio de 2008

La multi ani!

Depois de um bom tempo sem postar nada, não é preguiça... é q o trabalho ta cada vez melhor ;-), vou falar um pouco sobre meu aniversário (duas semanas atrás)e como se comemoram os aniversários aqui na Romênia.
Pra começar, como em todo o leste europeu, as pessoas comemoram o aniversário duas vezes por ano. Além do dia do nascimento, o dia do nome também é um forma de comemorar seu aniversário.
Essa comemoração do nome tem muito a ver com o Catolicismo Ortodoxo. Muita gente aqui recebe nomes de santos, flores, plantas, etc. No dia desses santos, flores, etc, é comemorado também o aniversário do nome das pessoas que tem o mesmo nome do que se comemora naquele determinado dia.
Quando alguém faz aniversário aqui, as pessoas desejam "La Multi Ani" que traduzido ao pé da letra quer dizer "Muitos anos" e também é utilizado como votos durante o Ano Novo, ao invés do nosso celebre Feliz Ano Novo.
Além de utilizarem uma forma de desejar feliz aniversário, os Romenos também tem uma musica bem diferente da versão tupiniquim de Happy Birthday to you...
Dá uma olhadinha no video que achei no YouTube. Como disse, eles também cantam no Reveillon.

Outra coisa interessante é que no trabalho, ao invés dos seus amigos prepararem uma festa surpresa para você, e você chegar la com tudo pronto pra comemorar, aqui a coisa é ao contrário. Você compra quitutes e bastante comida, leva para o trabalho, coloca tudo na sua mesa e convida as pessoas para te visitar, comer algo e te desejar La Multi Ani. ;-)
Meu aniversário foi no dia 14 de Abril passado. Por ser uma segunda-feira eu deveria seguir a tradição romena, mas como meu pagamento só saía dia 15 e eu já estava mais liso que sola de Havaiana velha, não rolou de comprar os quitutes para seguir a tradição... resultado, só dois colegas de trabalho lembram de me desejar La multi ani...
O que acabou sendo compensado no dia 30, quando alguns outros colegas de trabalho voltaram de viagem e se reuniram para me dar um presente e me desejar feliz aniversário. Ganhei dois livros que adorei. Um sobre as 100 pessoas mais influentes na Segunda Guerra Nundial, e um outro sobre as 100 maiores maravilhas do mundo. Bacana de mais!

Seguem as fotos da minha comemoração "atrasada" (não ligo pra atrasos... o importante é lembrar.. ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

Já q atraso não é problema...
PARABÉNS, MEU VELHO!!!
rsrsrs

muita felicidade ;)

Abração!