terça-feira, 29 de julho de 2008

Macacada Reunida e Festival Medieval em Sighisoara

Salutare!!! (Saudações em Romêno)


Depois de um bom tempo sem notícias, escrevo para contar um pouco dos últimos acontecimentos por aqui.
Duas semanas atrás recebi a visita de nada mais nada menos que minha família.
Meus pais e minha irmã chegaram em Bucareste no fim da tarde de uma terça escaldante (35 graus).
Fui recepcioná-los no aeroporto, depois de 40 min de taxi entre Industriilor (area onde eu trabalho) e Baneasa (bairro onde fica um dos aeroportos aqui de Bucareste).
O voo atrasou e resultado, deixei o taxista mais 40 min esperando a gente para irmos buscar o carro que aluguei para nossa viagem.
Nesse mesmo dia eu havia recebido meu pagamento na empresa e como ainda não tenho conta em banco aqui na Romênia, eles me pagam em cash.
Fomos para a empresa de aluguel de carros, todos felizes contando as novidades dos ultimos dias (eles fizeram uma viagem prévia pela Europa antes de vir para Bucareste).
Chegando na empresa de rent-a-car, fui cair na bobeira de mostrar para meu pai o dinhero daqui. Peguei o envelope com meu salário e mostrei algumas cédulas (que aqui são de plástico, como a nossa nota de 10 reais).
Como estava super feliz com a chegada deles, acabei deixando o envelope sobre a mesa do escritório e sai com o carro, nem lembrei que meu salário do mês estava ficando pra trás.
Chegando em casa, quase tenho um ataque do coração ao perceber que todo o meu soldo (sic) havia ficado pra trás.
Em desespero, passei a mão no telefone e começei a ligar desesperadamente para o cara que me atendeu (por sorte eu peguei o numero do celular dele).
Para minha sorte, o cara era honesto e se prontificou a devolver o dinheiro (lógico que tive que dar um "agrado" pra ele, mas digamos que sai no lucro).
Nesse mesmo dia, fomos ao "Caru cu Bere" restaurante tradicional aqui em Bucareste, com muita musica e comida Romena.
No dia seguinte, pegamos o carro em direção à Transilvânia e o legado saxão presente naquela região.
Primeiro destino, Castelo Peles em Sinaia.
Sem dúvida alguma, é o castelo mais impressionante que já visitei até hoje. E olha que já vi castelos maravilhosos nas minhas outras passagens por países Europeus.
Peles me impressionou pelo minimalismo de seus detalhes. Cada ambiente dentro do castelo possuía inumeras nuances, detalhes que levariam horas, se não, dias para serem notados em sua plenitude. Entalhes em diversos tipos de madeira de varias partes do mundo, coleções e mais coleções de armas, livros e prataria também de todos os cantos do mundo, avanços tecnologicos inimaginaveis para a epoca, como ar condicionado e sistema de aspirar pó centralizados, energia elétrica e elevador elétrico, tudo funcionando perfeitamente até hoje. Detalhe importante, toda essa técnologia foi implementada no século 18, período em que poucos lugares do mundo conheciam essas tecnologias.
Saindo de Sinaia em direção à Bran,
cidade que abriga o famoso castelo do Conde Drácula. Como já falei dele aqui no ultimo post, não vou repetir, principalmente porque estava chovendo e não aproveitamos muito, só a comida é claro, que lá por sinal é muito boa.
De Bran fomos para Rasnov, debaixo de muita água, mas entramos na Citadel para que a macacada conhecesse a fortaleza germânica situada no todo da montanha.

Em Rasnov descidimos ir direto para Sighisoara e deixar Brasov de lado. Acredito que foi uma boa decisão, visto que a chuva não deu tregua.
Em Sighisoara, tivemos o contratempo de não achar lugar para dormir, a cidade estava lotada (o que não é dificil, uma vez que é bem pequena).



Depois de alguns telefonemas e caminhadas, achamos uma pousada bem bacana, resolvemos ficar por lá. No dia seguinte, saimos para conhecer a cidade e seguimos viagem para Sibiu. Capital Europeia da Cultura em 2007, Sibiu estava linda. Muito limpa e organizada. Foi uma surpresa boa.


Passamos o fim de tarde por lá e na manhã seguinte seguimos para a melhor parte da viagem, Transfagarasan.
Essa está estrada foi construída durante o comunismo para servir de rota de fuga para o exército Romeno caso sofressem algum ataque supresa.
A estrada foi toda construída pelo exército cruzando os Cárpatos de forma bastante discreta, sendo avistada somente pelo céu.
O visual é maravilhoso, com direito a neve em pleno verão e lago (Balea Lac) constituido de neve das montanhas no meio do caminho.




Voltando a Bucareste, hora de se despedir da família e planejar a nova viagem...
Festival Medieval de Sighisoara. Esse festival é um dos mais famosos do leste europeu, devido a densidade de cultural medieval presente.
Musica, edumentárias, dança, teatro e muita comida típica marcaram os 3 dias de festival. Memorável!








Putz q post gigante... tenho q aprender a dividir melhor o texto da próxima vez.

Mais fotos no Flickr.

Abs,

2 comentários:

Gabiru disse...

fala binotao! muito bacana as fotos, ta ficando experi nas lentes hein?

abracao

Leo Frade disse...

Valeu Gabiru binotão!
To apostando na tentativa-erro!
Um dia eu aprendo... ;)
Abs